A INTENÇÃO EMPREENDEDORA ENTRE MULHERES DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MARITUBA, PARÁ, BRASIL
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Intenção Empreendedora, Empreendedorismo feminino.Resumo
RESUMO
O empreendedorismo atualmente ocupa um lugar de destaque, pois se apresenta como um importante instrumento de contribuição para o desenvolvimento econômico da sociedade. Assim, refletindo os dados de gênero sobre o tema, constata-se que o empreendedorismo feminino, que tem as mulheres como protagonistas a frente dos negócios, têm sido essencial para mitigar a pobreza e a exclusão social. O objetivo deste estudo foi, portanto, conhecer o perfil e os fatores pessoais e ambientais, que possibilitam traduzir em ação a intenção empreendedora das mulheres. Para tanto, foi feita uma survey descritiva, com amostragem não probabilística por acessibilidade, com 136 mulheres participantes de uma organização não governamental, no município de Marituba-Pa. Para definir o perfil das empreendedoras foram feitas perguntas de cunho socioeconômico e para caracterizar a pretensão de empreender foi utilizada a escala da Intenção Empreendedora (IE) de Liñá e Chen (2009). Os resultados de perfil apontam a predominância de mulheres jovens 63,9% com idade de até 35 anos e que atuam principalmente na prestação de serviços 58,2%. Em termos de intenção empreendedora, apura-se uma intensidade intermediária em relação as dimensões analisadas, com índices levemente acima da média, bem como, uma correlação significativa entre “intenção empreendedora” e “atitude pessoal”, o que mostra que as mulheres manifestam o desejo empreendedor, principalmente pelos benefícios que o negócio pode aferir ao seu bem-estar social. Por fim, as conclusões relatam a importância que as ações de educação empreendedora têm para promover as capacidades necessárias e fomentar o espírito empreendedor no público feminino.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Intenção Empreendedora; Empreendedorismo feminino.