REFLEXÕES DA RELAÇÃO CONTADOR-CLIENTE NO PARÁ AFETADA PELA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Luciano Gentil Barros Conceição UFPA
  • Edson Vinicius Lima Figueira UFPA
  • Marcia Athayde Moreira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pandemia. COVID-19, contadores, empreendedores, contabilidade.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar como os efeitos da pandemia da COVID-19 afetaram a relação entre contadores e seus clientes no Pará, especificamente na cidade de Belém, por meio de entrevistas pessoais com contadores e empreendedores, a fim de entender as respectivas visões para com o outro. Para sua consecução, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa do problema de pesquisa, por meio de entrevistas com contadores e empreendedores da cidade de Belém e os dados coletados foram tratados com análise de conteúdo. Como principais resultados, pode-se afirmar que a pandemia provocou mudanças significativas nas relações com aumento da demanda por serviços contábeis, contribuindo para o estreitamento da relação contador-cliente e uma percepção mais efetiva dos empreendedores acerca do papel da contabilidade, promovendo maior respeito e atribuição de valor ao serviço prestado. Assim, conclui-se que as consequências da crise do COVID-19 trouxeram mudanças significativas na relação contador-cliente, sendo uma grande oportunidade de aproximação da ambas as partes, que contribuíram para fortalecer e ampliar a percepção do papel da contabilidade na sociedade, principalmente em relação ao processo de tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 5: Estratégia e Gestão de Operações Sustentáveis