AS ABORDAGENS DO COMPORTAMENTOS DE CONSUMO CROSS-CULTURAL E A VISÃO DIVERSIFICADA DO CAPITALISMO: DIVERGENTES?

Autores

  • Everaldo Marcelo Souza Costa Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nirvia Ravena Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Cultura, Comportamento de Consumo, Variedade de Capitalismo, Marketing

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo a verificação de evidencias de concordância e/ou discordância nas literaturas de marketing (comportamento de consumo Cross-Cultural) e as literaturas que abordam as variedades de capitalismo existentes no globo. Tendo como metodologia uma ampla revisão bibliográfica sobre esses temas. Por fim, acredita-se que existem fortes evidencias da existência de semelhanças, quanto aos interesses dos países no desenvolvimento econômico e nos padrões de consumo populacional, como a promoção de um modo de vida materialista. Mas que também, existem diferenças profundas entre os nichos de consumo, no que tange as relações culturais internacionais e, principalmente, as relações culturais transnacionais.

Biografia do Autor

Everaldo Marcelo Souza Costa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutorando em Administração no PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA); Mestre em Administração pela Mesma Universidade; Especialista em Matemática Elementar pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Eugênia Rosa Cabral, Universidade Federal do Pará (UFPA)

possui Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). É professora titular, pós-stricto sensu da UNAMA e integra o corpo docente permanente do PPAD, com atuação nos cursos de mestrado e doutorado. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Amazônia. Membro do Conselho Editorial das revistas Amazônia Organizações e Sustentabilidade (AOS), Política & Sociedade (PPGCP / UFSCT) e Crítica e Sociedade (PPGCS da Universidade Federal de Uberlândia). Tem experiência na área da Política, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão de política pública, regulação ambiental, responsabilidade social e ambiental e gestão ambiental.

Nirvia Ravena, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ(2004). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) programa que coordenou no período de novembro de 2010 a junho de 2011 , e professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Consultora do Global Environment Facility-GEF em Governabilidade da Água no projeto Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia Amazônica, Considerando a Variabilidade Climática e a Mudanças Climática? .Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança de Riscos, ação coletiva, regulação, comportamento político e comportamento ambiental.

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Publicado

2016-05-30

Edição

Seção

2015 Gestão de Organizações Sustentáveis