PRÁTICAS DE COOPERAÇÃO, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO NO APL CERÂMICO ESTRUTURAL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ/PA

Autores

  • Alegria Santos Leite Universidade Federal do Pará
  • Marco Antônio Lima Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

APL, aprendizado, inovação e cooperação.

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar a capacidade das empresas de Cerâmica Vermelha de São Miguel do Guamá/PA no que se refere à potencialização dos efeitos da formação de arranjos produtivos de maneira a catalisar seus resultados.  Para tanto, um elemento de fundamental importância foi a compreensão dos graus de intensidade das relações cooperativas, entendidas como decisivas na geração de spillovers tecnológicos. Quanto maior a intensidade destas relações, maior a possibilidade de transmissão de  conhecimentos técnicos, e, consequentemente, maior a possibilidade de disseminação de inovações tecnológicas com potencial para a dinamização de processos de desenvolvimento local. Assim, foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativas por meio de análise estatística multivariada com a finalidade de detectar e identificar fatores subjacentes, capazes de exercer influência sobre as possibilidades das firmas atingirem um maior ou menor grau de integração interorganizacional. A análise descritiva demonstrou que as empresas do APL de Cerâmica Vermelha de São Miguel do Guamá/PA apresentam indicadores extremamente baixos nas dimensões de Aprendizado e Inovação, e indicadores absolutamente nulos na dimensão Cooperação. São resultados bastante desanimadores quando se considera a possibilidade de se estruturar um agrupamento produtivo dinâmico e que possa dar origem a um sistema inovativo local.

Biografia do Autor

Alegria Santos Leite, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em gestão empresarial pela Universidade da Amazônia (2008), graduação em gestão publica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011) e graduação em Economia - Michigan State University (2012). Atualmente é professor temporario do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia - Castanhal. , atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, custos, gestão pública, mercado de trabalho e setor madereiroEconomista e Administradora. Bolsista da Secretaria de industria, comercio e mineraçãodo Estado do Pará.

Marco Antônio Lima, Universidade da Amazônia

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Especialista em Marketing (UNAMA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFPA). Atualmente é Coordenador de Economia Mineral na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração - SEICOM/PA e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia - PPGA/UNAMA. Líder do Grupo de Pesquisa "Aglomerações, Mercado e Eficiência Coletiva na Amazônia Oriental". Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Inovação Tecnológica e Competitividade, Redes Interorganizacionais, Aglomerações Produtivas, e Arranjos Produtivos Locais. Atua principalmente nas áreas de Gestão, Ensino e Pesquisa em Instituições de Ensino Superior e na Administração Pública Estadual

Downloads

Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Orphaned