Journals

  • Anais do Congresso de Enfermagem UNAMA/Grupo Ser Educacional

    Trabalhos científicos apresentados ao Congresso de Enfermagem da UNAMA - Universidade da Amazônia, uma instituição do Grupo Ser Educacional.
  • ASAS DA PALAVRA

    A Revista Asas da Palavra é uma publicação semestral do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). A revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a Literatura, as linguagens e suas interpelações, assim como a pesquisa no campo das artes e suas diferentes manifestações, impulsionando a pesquisa produzida na Amazônia, no Brasil e no mundo, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos com abertura para o diálogo com outras literaturas e expressões artísticas.
  • Amazônia, Sociedade e Direitos Fundamentais - ASDIF

    A Revista Amazônia, Sociedade e Direitos Fundamentais - ASDIF, objetiva contribuir para o desenvolvimento da ciência do Direito com especial foco à proteção dos direitos humanos fundamentais (individuais, coletivos e difusos) e ao sistema de Justiça à efetividade desses direitos.

    A revista é um espaço técnico-científico para divulgação de novas teorias (ou revisões teóricas), desenvolvimento de técnicas metodológicas, demonstração e aplicação das boas práticas nessa temática, sempre na perspectiva da contribuição à produção acadêmica e ao aprimoramento do sistema de proteção estatal aos direitos humanos.

    A ASDIF recebe estudos qualitativos e quantitativos priorizando, entretanto, a avaliação e interpretação sobre sínteses e práticas interculturais (nacionais e internacionais), tendo a Amazônia, a Sociedade e os direitos fundamentais como concluinte destes resultados.

    Por um de seus objetivos – o estímulo à produção técnica-científica de estudos, artigos, ensaios, pesquisas na temática dos direitos humanos fundamentais – a ASDIF está dividida em 6 (seis) áreas temáticas de pesquisa:


    1) Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais; 

    2) Ciências Criminais e Direitos Fundamentais;

    3) Políticas Públicas, Eficácia dos Direitos Fundamentais e Direitos Sociais; 

    4) Direito, Economia e Relações Internacionais;

    5) Direitos Fundamentais, Meio Ambiente e Desenvolvimento;

    6) Direito, Governança e Novas tecnologias

  • Anais do Congresso de Psicologia

    Anais do Congresso de Psicologia realizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia/Ser Educaional
  • Movendo Ideias

    A Revista Movendo Ideias objetiva contribuir para o avanço e desenvolvimento das áreas de Comunicação, Linguagens e Cultura e suas interfaces em identidades, meio ambiente, tecnologias e novas mídias e desenvolvimento. É uma revista que busca discutir as teorias, práticas, metodologias e aplicações usadas no âmbito público, privado e de organizações não governamentais. Recebe tanto estudos qualitativos como quantitativos priorizando, entretanto, a avaliação e interpretação sobre sínteses e práticas nacionais, internacionais e/ou interculturais.

  • Revista Olhos do Amanhã

    A revista Olhos do Amanhã objetiva contribuir para o avanço do conhecimento sobre violências, como preveni-las, enfrentá-las e combatê-las. É uma revista que busca discutir as violências com o intuito de prevenir esse fenômeno por meio de práticas de cultura de paz e mediação de conflitos. A revista Olhos do Amanhã receberá tantos estudos qualitativos como quantitativos priorizando, entretanto, a avaliação e interpretação sobre sínteses e práticas nacionais, internacionais e/ou interculturais, tendo como foco as criminalidades e violências. A Olhos do Amanhã está dividida em 06 áreas temáticas para dar amplitude e foco na interdisciplinaridade com suas interfaces.

  • Revista Trilhas

    A Revista TRILHAS é um periódico de publicação semestral, do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade da Amazônia – UNAMA, que tem como propósito divulgar trabalhos relacionados à área de Educação, Ciências Sociais, Serviço Social, Letras, Artes, Geografia, História e áreas afins. Sua configuração contempla, portanto, artigos, debates, ensaios, entrevistas, relatos de experiências, resenhas, palavras e conferências apresentadas em congressos, encontros e seminários, que se insiram nas áreas mencionadas, além de resumos de monografias, dissertações e teses.
  • Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade

     

    CHAMADA PARA SUBMISSÕES AO XIV CODS – COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

     

    Tema: Ciência e Inovação em Gestão na Amazônia

    07 a 10 de novembro de 2023

     

    A submissão de artigos deverá ser realizada pela plataforma eletrônica do evento (http://revistas.unama.br/index.php/coloquio), seguindo as seguintes diretrizes.

     

    DIRETRIZES AOS AUTORES:

    - O artigo deve ser original e apresentado em português, inglês ou espanhol;

    - Serão admitidos, no máximo, cinco (5) autores por artigo;

    - O arquivo deve ser submetido em formato Microsoft Word (doc) e não deverá conter a identificação do (s) autor (es), nem no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo;

    - Mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis) páginas;

    - A primeira página do artigo de incluir: Título do artigo; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

    - O resumo deverá conter no máximo 250 palavras;

    - Texto escrito em fonte Times New Roman, corpo 12pt, com espaçamento simples (entre caracteres e palavras); Folha A4; Texto justificado;

    - Margens – esquerda e superior: 3 cm - direita e inferior: 2 cm.

    - As citações e referências no corpo do trabalho deverão seguir sistema autor-data e estarem de acordo com as normas da ABNT ou APA.

     

    EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO:

     

    1. Gestão e Políticas Públicas: organizações, tecnologia e desigualdades

    O objetivo é discutir pesquisas sobre a gestão pública e políticas públicas que perpassem suas dimensões organizacionais, tecnológicas e/ou de desigualdades na região amazônica. Serão bem-vindos artigos que abordem as dimensões organizacionais da gestão pública e das políticas públicas e seus impactos em termos de eficácia, eficiência e efetividade, podendo debater temáticas como inovação pública, accountability, transparência e governo aberto, reformas e modernização do Estado, arranjos intergovernamentais, intersetorialidade, federalismo e descentralização, ciclo de política, entre outros. O tema de tecnologia no setor público pode abranger tópicos correntes sobre governo eletrônico, serviços públicos digitais e transformação digital no Estado, preferencialmente no contexto amazônico. Também incentivamos abordagens da dimensão tecnológica no setor público com foco nas relações com organizações da sociedade civil, dialogando com as temáticas de tecnologia social, ciberativismo (ou ativismo digital) e dinâmicas de exclusão/inclusão digital. O tema de desigualdades pode abordar diferentes dimensões (territorial, gênero, raça/cor, etnia, renda, aspectos intergeracionais e sexualidades, entre outras) e suas interseccionalidades, discutindo suas interações nas dimensões organizacional e tecnológicas da gestão pública e de políticas públicas.

    Coordenadores:

    Profa. Dra. Diana Cruz Rodrigues (UNAMA/PPAD)

    Profa. Dra. Josevana de Lucena Rodrigues (UEA)

    Prof. Dr. Bruno Rafael Dias de Lucena (PPGA/UFPA)

     

     

    2. Desafios para as Cidades Inteligentes na Amazônia

    O objetivo deste eixo temático é discutir sobre como as Cidades Inteligentes tem se consolidado ao longo dos anos, especialmente enquanto um modelo de desenvolvimento sustentável que prioriza a aplicação de ideias inovadoras, nos mais diversos segmentos, em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão. Busca-se adequar as abordagens do mainstream de Cidades Inteligentes às particularidades da região amazônica para torná-las viável é o grande desafio das discussões deste eixo. Procurar-se-á incentivar debates que tragam uma nova perspectiva ao tema.

    Coordenadores:

    Prof. Dr. Mauro Margalho (UNAMA)

    Suzana Gilioli da Costa Nunes (UFT)

    Murilo Fonseca Andrade (UNAMA)

     

    3. Organizações, gestão criativa e sustentabilidade

    Este eixo se propõe a discutir a gestão estratégica, na perspectiva das estratégias emergentes, na visão baseada em recursos, economia circular, economia criativa, economia ambiental e ecológica. Estudos relativos a modelos de negócios, cadeias de valor, cadeias inclusivas, cadeias compartilhadas, e cooperação e competição serão acolhidos neste tema.

    Coordenadores:

    Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes (UNAMA/EGPA)

    Prof.ª Dr.ª Cyntia Meireles (UFRA)

    Prof. Dr. Mário Carvalho (UNAMA)

     

    4. Inovação, Criatividade e Gestão para o Desenvolvimento Local

    A partir da perspectiva de que para cada recorte espacial há diversas alternativas de desenvolvimento, este eixo se preocupa em discutir diferentes propostas de desenvolvimento local e seus respectivos modelos de gestão e governança. Assim, são bem-vindos trabalhos teóricos e teóricos-empíricos que apresentam experiências de gestão e governança em municípios, cidades, comunidades, áreas de quilombo, ilhas, bacias hidrográficas, microrregiões e regiões, Unidades de Conservação (RESEX, APA, RDS, Florestas estaduais e Federais, Parques municipais, estaduais e nacionais), dentre outros recortes. Dentre as alternativas de desenvolvimento que entrelaçam questões de desenvolvimento local e gestão, prioriza-se trabalhos que discutam gestão social, gestão compartilhada, cogestão, parcerias, inovações sociais, economia solidária, economia de Francisco, economia criativa, bioeconomia de base local, arranjos produtivos locais, circuitos curtos de consumo, turismo de base comunitária e turismos de experiência.

     

    Coordenadores:

    Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho (UNAMA/UFPA)

    Prof.ª Dr.ª Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira (UFRA)

    Prof.ª Dr.ª Tamara Lima Martins Faria (UFPA)

    Prof. Dr. Magnus Emmendoerfer (UFV)

    Prof.ª Dr.ª Yana Moura de Sousa Fadul (UFRA)

     

    5. Marketing e Inovação na Amazônia

    Este grupo de trabalho (GT) discutirá estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de mercado, levando em conta parâmetros relacionados a inovação tecnológica, sustentabilidade, economia de mercado, redes sociais digitais e características de consumidores e empresas para mudanças e adaptações a novas realidades. Estudos de economia, marketing, sistemas de informação, estratégia de marketing e mercado, desenvolvimento de novos produtos, comunicação digital e transformação digital serão aceitos para discutir, analisar e fazer parte das sessões ligadas a este GT.

    Coordenadores:

    Prof. Dr. Emílio José Montero Arruda Filho (UNAMA/UFPA)

    Prof. Dr. Everaldo Marcelo Souza da Costa (UNAMA)

     

    PRINCIPAIS DATAS:

    06/07/2023 – Abertura das submissões dos artigos;

    10/09/2023 – Encerramento das submissões;

    04/10/2023 – Divulgação dos resultados;

    20/10/2023 – Data limite para inscrições dos autores;

    23/10/2023 – Divulgação da programação das apresentações

     

    Coordenação do evento

    Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho

    Prof.ª Dr.ª Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos

     

    Coordenadora Científica

    Prof.ª Dr.ª Cynthia Meireles

     

    Comissão Organizadora

    Prof. Dr. Jones Barros

    Prof.ª Dr.ª Cynthia Meireles

    Prof.ª Dr.ª Tamara Faria

     

  • Amazônia, Organizações e Sustentabilidade

    Classificação Qualis CAPES

    B1 (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO)

    ISSN: 2238-8893