AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO DO BAIRRO NOVO HORIZONTE EM BARCARENA - PA

Autores

  • Júnior Hiroyuki Ishihara
  • Lindemberg Lima Fernandes
  • Alberto Carlos de Melo Lima
  • André A. A. Montenegro Duarte
  • Marcos de Almeida Farias

Palavras-chave:

Rede de Distribuição de Água, Métodos de Dimensionamento de Redes, Simulação Hidráulica, EPANET 2.0, Saneamento Ambiental,

Resumo

O presente trabalho faz uma abordagem quantitativa e qualitativa de diversos aspectos que influenciam, através do sistema de abastecimento de água, a comunidade residente no bairro Novo Horizonte, localizado no município de Barcarena-PA. Primeiramente foi proposto um estudo operacional tanto da rede existente quanto da rede proposta pelo presente trabalho, utilizando dois diferentes métodos de dimensionamento, um tradicional (método do Seccionamento Fictício), muito utilizado pela maioria dos projetistas e outro que tem por objetivo dimensionar a rede de forma que proporcione o menor custo possível (método PNL 2000 modificado); avaliando-se a eficácia destes através do programa simulador EPANET 2.0, no qual se verificou as condições de conformidade com as normas brasileiras, destacando-se as pressões e velocidades nos condutos. E, por fim, são mostrados os resultados do diagnóstico das condições em que se encontra a população residente no referido bairro, observando-se os aspectos sociais, econômicos e ambientais, dando ênfase na relação existente entre um sistema de abastecimento de água e a saúde individual e coletiva.

Biografia do Autor

Júnior Hiroyuki Ishihara

Engenheiro Sanitarista. Mestrando do Programa Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) na área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Lindemberg Lima Fernandes

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental - FAESA/ITEC - Universidade Federal do Pará (UFPA)

 

Alberto Carlos de Melo Lima

Doutor em Hidráulica e Saneamento (EESC-USP). Professor Titular do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (UNAMA). Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

André A. A. Montenegro Duarte

Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Civil - FAEC/ ITEC - Universidade Federal do Pará (UFPA)

Marcos de Almeida Farias

Engenheiro Sanitarista

 

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Estudos de concepção de sistemas públicos de abastecimento de água. NBR: 12211 – Rio de Janeiro, 1994.

AZEVEDO NETTO, J. M. Manual de hidráulica. 8. ed. 2. Reimpressão. São Paulo-SP: Edgard Blucher Ltda., 2002, 669 p.

CUNHA, M. E. C.; SILVA, M. P.. O uso do território e as relações de poder no município de Barcarena-PA. Belém, 2006. Disponível em: http://www2.ufpa.br/rcientifica/

artigos_cientificos/ed_08/pdf/marcia_elaine.pdf. Acesso em: 10 mai. 2008.

FILHO, C. F. M. Abastecimento de água. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande. Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br /saneamento/Agua.html.

Acesso em: 11 mar. 2006. (Notas de aula).

GOMES, H. P. Sistema de abastecimento de água: dimensionamento econômico. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2002. 192 p.

HAROLD E. B, JAMES, J. D, JOHN L. C. Abastecimento de água. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1962. 592 p.

HELLER, L.; PÁDUA, V. L. (Org.). Abastecimento de água para consumo humano. 1. ed. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2006. v. 1, 860p.

MOTA, H. J da. Dimensionamento econômico de redes de distribuição de água aplicando algoritmo genético. 291 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará,

Fortaleza, 2007.

ROSSMAN, L. A. Epanet 2.0 Users manual. U.S. Environmental Protection Agency. Cincinnati, Ohio. 2000. SNIS.

Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Disponível em: http://www.pmss.gov.br/snis/. Acesso em: 29 abr. 2008.

SOARES, A. K. Calibração de modelos de redes de distribuição de água para abastecimento

considerando vazamentos e demandas dirigidas pela pressão. São Paulo. 153 p. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de

São Paulo, 2003.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 2. ed. Departamento de Engenharia Hidráulica e

Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2005. 643 p.

Downloads

Publicado

2017-04-07

Edição

Seção

Artigos