DIAGNÓSTICO DA POTENCIAL POLUIÇÃO NOS RIOS DO ARCO DO DESMATAMENTO BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DOS RIOS ARARANDEUA E PEBAS EM RONDON DO PARÁ

Autores

  • Augusto da Gama Rego
  • Lindemberg Lima Fernandes
  • Alberto Carlos de Melo Lima

Palavras-chave:

Amazônia, Impactos Ambientais, Recursos Hídricos

Resumo

O trabalho apresenta um diagnóstico da situação em que se encontram os rios localizados no arco do desmatamento brasileiro, especificamente, em cidades onde a agropecuária é a principal atividade econômica. A pesquisa foi realizada, por meio de estudo de caso, nos rios Ararandeua e Pebas (município de Rondon do Pará) e em duas etapas: a Etapa 01 consistiu na pesquisa documental sobre a área de estudo, levantando informações sobre as principais atividades econômicas locais e seus possíveis impactos ambientais e a Etapa 02 consistiu na identificação in loco dos pontos potenciais de degradação nos rios da região. Os resultados mostraram um cenário negativo, aonde os rios Ararandeua e Pebas vêm recebendo despejos domésticos e industriais sem tratamento adequado.

Biografia do Autor

Augusto da Gama Rego

Doutorando em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA/UFPA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos da Amazônia (GRHAMA/UFPA). E-mail: augustorego@ufpa.br

Lindemberg Lima Fernandes

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Sócio-ambiental (NAEA/UFPA). Pesquisador do GRHAMA. Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA/ITEC/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA).

Alberto Carlos de Melo Lima

Doutor em Hidráulica e Saneamento (EESC-USP). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida e Meio Ambiente da UNAMA. Professor Titular do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da UNAMA e Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos