PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS RURAIS NO ESTADO DO PARÁ: BACIA DO RIO PEIXE-BOI

Autores

  • Andressa Macêdo e Silva
  • Luiz Gonzaga Baganha Junior
  • Ana Rosa Baganha Barp

Resumo

A crescente preocupação com a degradação dos recursos hídricos e, em muitos casos sua escassez, nos motiva à busca de elementos para melhor geri-los, baseados não somente na Política Nacional dos Recursos Hídricos, mas também nas legislações estaduais e municipais específicas, as quais fornecerão diretrizes e procedimentos adequados de acordo com as características de cada região. O presente artigo tem por objetivo expor os primeiros passos para uma gestão racional de uma bacia hidrográfica e, especificamente, rural, no caso a Bacia do Rio Peixe-Boi, no Estado do Pará. A qualidade da água e sua disponibilidade são os elementos a serem gerenciados, inicialmente através do conhecimento do meio ambiente da unidade de planejamento, ou seja, a bacia hidrográfica na qual está inserida, do planejamento das intervenções necessárias na bacia, e ainda, neste caso, a implementação de uma estrutura organizacional, efetivando assim, a gestão integrada e descentralizada, em concordância com a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Biografia do Autor

Andressa Macêdo e Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduaçâo em Engenharia Civil da UFPA

Luiz Gonzaga Baganha Junior

Mestrando do Programa de Pós-Graduaçâo em Engenharia Civil da UFPA. Av. Augusto Corrêa, n o 1. CEP 66075-970. Belém, Pará,Brasi1 Tel. (91)211-1917, Fax. (91) 211-1608, E-mail: 

Ana Rosa Baganha Barp

Doutora em Engenharia Civilpela FEC/Unicamp. Professora do PPGECda UFPA, Av. Augusto Corrêa, n o 1, CEP 66075-970. Professora do CCETda UNAMA, Av. Alcindo Cacela, n o 287— CEP 66060-902. Belém, Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos