PERFIS PARA ESTUDO NO INSTAGRAM: UMA DISCUSSÃO SOBRE LITERACIA E CURADORIA NA PLATAFORMA

Gabriella Santos Carmo, Issaaf Karhawi

Resumo


O principal objetivo desta pesquisa é compreender como os estudantes usam o Instagram para potencializar o próprio processo de aprendizado por meio de perfis anônimos voltados ao estudo. De forma específica, objetiva-se desvelar as motivações dos estudantes, bem como o possível desenvolvimento de uma literacia digital evidenciada pela construção de perfis de curadoria de conteúdo no Instagram. Para isso, a pesquisa empírica, de cunho exploratório, foi dividida em duas etapas: mapeamento de perfis do Instagram e raspagem de dados; entrevistas semi-estruturadas. Entre os resultados obtidos, observa-se como os estudantes têm lançado mão de estratégias criativas de curadoria para burlar as lógicas algorítmicas do Instagram e potencializar o acesso a conteúdo educativos.

Palavras-chave


Literacia midiática. Curadoria. Instagram. Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v28n2-2983

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x