PERFIS PARA ESTUDO NO INSTAGRAM: UMA DISCUSSÃO SOBRE LITERACIA E CURADORIA NA PLATAFORMA
DOI:
https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-2983Palabras clave:
Literacia midiática. Curadoria. Instagram. Educação.Resumen
O principal objetivo desta pesquisa é compreender como os estudantes usam o Instagram para potencializar o próprio processo de aprendizado por meio de perfis anônimos voltados ao estudo. De forma específica, objetiva-se desvelar as motivações dos estudantes, bem como o possível desenvolvimento de uma literacia digital evidenciada pela construção de perfis de curadoria de conteúdo no Instagram. Para isso, a pesquisa empírica, de cunho exploratório, foi dividida em duas etapas: mapeamento de perfis do Instagram e raspagem de dados; entrevistas semi-estruturadas. Entre os resultados obtidos, observa-se como os estudantes têm lançado mão de estratégias criativas de curadoria para burlar as lógicas algorítmicas do Instagram e potencializar o acesso a conteúdo educativos.Descargas
Publicado
2023-12-22
Número
Sección
Artigos