ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LEITURA: EM FOCO, UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ/AP

Adriana Maria Pereira Almeida Leal, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo, João Claudio Tupinambá Arroyo, Ana D'Arc Martins de Azevedo

Resumo


Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado do tipo estudo de caso, realizada no ano de 2023 que fez referência à organização pedagógica do ensino de leitura nos anos iniciais de uma escola pública em Macapá/AP. Os objetivos específicos foram: compreender as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de leitura e inferir acerca das práticas de leituras aplicadas em sala de aula, junto aos alunos dos 2º anos do ensino fundamental em uma escola pública de Macapá/AP. Como técnicas: levantamento bibliográfico, observação e entrevista. Os resultados da pesquisa sinalizam que que as práticas de leituras, na escola observada, acontecem por meio de sequências didáticas com foco nos gêneros textuais; a escola adota a rotina flexível para otimizar o tempo pedagógico, e assim desenvolver com qualidade as sequências didáticas.

Palavras-chave


Organização. Pedagógico. Alfabetização. Sequência Didática. Leitura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x