UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINOAPRENDIZAGEM DE LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA

Marcos dos Reis BATISTA, Suellen Cordovil da SILVA

Resumo


O objetivo desta contribuição visa à
observação do aspecto motivacional
e o papel do uso da literatura no
processo de apropriação de uma
outra língua. A base teórica deste
trabalho encontra-se nos textos
de Collie e Slater (1987), Dornyei
(2000), Ushioda (1996), Benthan
(2006), entre outros. A metodologia
empregada é de cunho participativo,
no qual foi usado questionários para
informações referentes às várias
questões levantadas ao decorrer da
pesquisa. Relata-se sobre as redações
elaboradas pelos seis graduandos
acerca do papel da literatura em seus
percursos acadêmicos. Apresenta-se
uma reflexão sobre as motivações
dos alunos em aprender e ensinar a
literatura ao observar as dificuldades
e as necessidades que estes tiveram
ao longo de suas aulas de ensino
fundamental e médio. Por fim, julgase
necessário uma abordagem que
leve em consideração a motivação
como aspecto primordial no ensino
que preze por um caminho literário
colaborando com a criticidade e com
a criatividade por parte do futuro
professor de língua inglesa.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Literatura de Língua Inglesa. Docência de ensino superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x