UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINOAPRENDIZAGEM DE LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Marcos dos Reis BATISTA Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Suellen Cordovil da SILVA Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem. Literatura de Língua Inglesa. Docência de ensino superior.

Resumen

O objetivo desta contribuição visa à
observação do aspecto motivacional
e o papel do uso da literatura no
processo de apropriação de uma
outra língua. A base teórica deste
trabalho encontra-se nos textos
de Collie e Slater (1987), Dornyei
(2000), Ushioda (1996), Benthan
(2006), entre outros. A metodologia
empregada é de cunho participativo,
no qual foi usado questionários para
informações referentes às várias
questões levantadas ao decorrer da
pesquisa. Relata-se sobre as redações
elaboradas pelos seis graduandos
acerca do papel da literatura em seus
percursos acadêmicos. Apresenta-se
uma reflexão sobre as motivações
dos alunos em aprender e ensinar a
literatura ao observar as dificuldades
e as necessidades que estes tiveram
ao longo de suas aulas de ensino
fundamental e médio. Por fim, julgase
necessário uma abordagem que
leve em consideração a motivação
como aspecto primordial no ensino
que preze por um caminho literário
colaborando com a criticidade e com
a criatividade por parte do futuro
professor de língua inglesa.

Biografía del autor/a

Marcos dos Reis BATISTA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Letras pela Universidade
Federal do Pará (UFPA). Docente
de Linguística e Linguística aplicada
do Curso de Licenciatura em Letras
(Língua inglesa) da Faculdade de
Línguas Estrangeiras e Tradução
do Instituto de Linguística,
Letras e Artes da Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará
(UNIFESSPA).

Suellen Cordovil da SILVA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Letras com a
área de concentração em Estudos
Literários na Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM). Mestra em
Estudos Literários pela Universidade
Federal do Pará (UFPA), Docente
de Literaturas em Língua Inglesa
na Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Publicado

2018-03-06

Número

Sección

Artigos