O HAICAI DE PAULO LEMINSKI COMO RECURSO NO ENSINO DA LITERATURA

Sérgio Roberto Massagli, Maiara Cristina Marafon

Resumo


Considerando os problemas encontrados ao tentar inserir o aluno na cultura literária, este artigo reflete sobre a importância de se trabalhar o haicai de Paulo Leminski no ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa como estratégia visando cultivar o gosto pela leitura literária nos jovens leitores. Para tanto, investiga-se a postura que o professor pode adotar em sala de aula em relação ao aluno, bem como a importância dessa postura na constituição de sua subjetividade como leitor, tendo em vista a importância do texto literário como fator de humanização e de desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e do pensamento crítico. Mapeia-se também as origens do gênero no Japão, passando pela sua introdução no Brasil até chegar ao estilo de Paulo Leminski. Por fim, são analisados alguns de seus haicais para demonstrar como esse gênero breve pode ser usado para se trabalhar a literatura no ensino.


Palavras-chave


Paulo Leminski; haicai; ensino de literatura; letramento literário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v16i2.1887

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