JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Antonia Alice Queiroz Bezerra, Maria Valdenia da Silva

Resumo


Os Jogos Teatrais podem ser fundamentais para o surgimento de novas propostas de leitura na sala de aula, quando aliados a formação de leitores podem favorecer a aprendizagem e motivar a leitura do texto literário. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência aplicada a uma turma de segundo ano na Escola de Ensino Médio Francisca Pinto dos Santos, no município de Ocara-ce. Utilizando os Jogos Teatrais de Viola Spolin elaboramos quatro oficinas de leitura da obra O Santo e a Porca de Ariano Suassuna, no entanto, neste trabalho focalizaremos o uso dos jogos nessas oficinas e suas respectivas consequências para a formação de leitores. Para isso, utilizamos como referencial teórico Spolin (2008), Cosson (2006), Soares (2001), entre outros.


Palavras-chave


Jogos Teatrais. Educação. Formação de Leitores.

Texto completo:

PDF

Referências


CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar: o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p 149-154, jul/ dez. 2009.

CÂNDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262 f.Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SARRAZAC, Jean-Pierre. A invenção da teatralidade. Trad. Silvia Fernandes da Silva Telesi. Revista Sala Preta PPGAC. V.1, n. 13, 2013.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v16i2.1928

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950