O RECONHECIMENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE LITERATURA: RELATO DE UM PROJETO

Gabriela Semensato Ferreira, Angélica Gonçalves, Gabriele Oliveira da Cunha, Paula Ciciliato, Talita Santos Pantaleão

Resumo


A participação das mulheres foi constantemente apagada da História. No Brasil, em especial nos séculos XIX e XX, muitas escritoras foram e ainda são omitidas da história literária, apesar de terem produzido trabalhos excepcionais. Por essa razão, surgiu a iniciativa, por parte de estudantes de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da abertura de um espaço de leitura e discussão de obras literárias brasileiras escritas por mulheres, levando à criação do Projeto de Ensino “(Re)conhecendo as mulheres da literatura brasileira: um resgate das escritoras apagadas da história”, coordenado pelo Prof.o Dr. Alfeu Sparemberger. A partir do trabalho de Muzart (1999) e Schmidt (2000), entre outros, foram realizados, remotamente, doze encontros semanais voltados à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2021. As aulas foram direcionadas à apresentação dessas escritoras, à leitura e à discussão das obras através de dinâmicas pautadas em metodologias ativas de ensino.


Palavras-chave


Mulheres escritoras. Literatura brasileira. Gênero. História literária. Revalorização de obras literárias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v18i2.2492

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ISSN:1415-7950