QUAIS AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS SUPERMERCADOS DE CURUÇÁ PARA QUE ESTES POSSAM SE MANTER COMPETITIVOS NO MERCADO?

Ana Paula da Silva Carvalho, Eder Kazuaki Hanawa da Silva, Josilene de Sousa Ribeiro, Liandra Caroline Gross Melo, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano

Resumo


O presente estudo busca analisar as estratégias utilizadas no setor supermercadista do município de Curuçá - PA, visando investigar quais os meios utilizados pelos gestores para avançar diante um ambiente altamente competitivo. Diante disso, foi proposto uma metodologia de análise que possibilite organizar dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios relacionados às ferramentas de análise estratégica (matriz SWOT e Cinco Forças de Porter), onde foi realizada uma metodologia por meio de entrevista semiestruturada junto aos gestores dos principais supermercados da cidade, tendo significativa relevância à coleta de dados da pesquisa, que objetiva identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e as cinco forças de Porter, caracterizando assim, como uma pesquisa de caráter qualitativo. Após a análise dos dados, como resultado, identificaram-se 7 estratégias de alto valor competitivo, sendo estas: estratégia de preço, estratégias para captar cliente, estratégias relacionadas a oferta de produtos, estratégias de comunicação ou promoção, estratégias relacionadas a manutenção e captação de fornecedores, estratégias para lidar com a sazonalidade, estratégias para combater a ameaça de novos entrantes, obtendo conhecimento da fundamental importância das estratégias no setor supermercadista varejista e também dos impactos causados pelo ambiente competitivo.


Palavras-chave


Estratégias, supermercados, competitividade, mercado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.