A contribuição da Extensão Universitária para a formação profissional à luz da Teoria de Aprendizagem Experiencial de Kolb

Hudson Augusto Silva de Castro, Paula Luize Silva Moraes, Cristiano Descovi Schimith, Carlos André Correa Matos

Resumo


Esta pesquisa verifica, sob a ótica do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), de que forma a extensão interdisciplinar contribui para a formação de profissionais que tenham ações pautadas na sustentabilidade ambiental. Seu objeto de estudo é um projeto de extensão interdisciplinar aplicado no curso na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa e com procedimento de pesquisa participante. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se a existência de um processo de aprendizagem. Tal existência se dá, principalmente, por conta do redesign metodológico dos conteúdos ministrados nas disciplinas. Apontando que a extensão proporciona novas experiências aos acadêmicos. A extensão interdisciplinar proporcionou um processo de mentoria que expôs os acadêmicos frente a demandas de mercado, reforçando o processo de aprendizagem de Kolb. Com a execução de atividades práticas que abordaram os pilares da sustentabilidade, foi possível contribuir com as práticas contábeis da comunidade e reforçar o ensino a profissionais contábeis com características multifuncionais e conscientemente sustentável.


Palavras-chave


Extensão; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Amazônia; Teoria da Aprendizagem Experiencial.

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