REFLEXÕES DA RELAÇÃO CONTADOR-CLIENTE NO PARÁ AFETADA PELA PANDEMIA DO COVID-19

Luciano Gentil Barros Conceição, Edson Vinicius Lima Figueira, Marcia Athayde Moreira

Resumo


O objetivo desse estudo foi analisar como os efeitos da pandemia da COVID-19 afetaram a relação entre contadores e seus clientes no Pará, especificamente na cidade de Belém, por meio de entrevistas pessoais com contadores e empreendedores, a fim de entender as respectivas visões para com o outro. Para sua consecução, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa do problema de pesquisa, por meio de entrevistas com contadores e empreendedores da cidade de Belém e os dados coletados foram tratados com análise de conteúdo. Como principais resultados, pode-se afirmar que a pandemia provocou mudanças significativas nas relações com aumento da demanda por serviços contábeis, contribuindo para o estreitamento da relação contador-cliente e uma percepção mais efetiva dos empreendedores acerca do papel da contabilidade, promovendo maior respeito e atribuição de valor ao serviço prestado. Assim, conclui-se que as consequências da crise do COVID-19 trouxeram mudanças significativas na relação contador-cliente, sendo uma grande oportunidade de aproximação da ambas as partes, que contribuíram para fortalecer e ampliar a percepção do papel da contabilidade na sociedade, principalmente em relação ao processo de tomada de decisão.


Palavras-chave


Pandemia. COVID-19, contadores, empreendedores, contabilidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.