A PRÁTICA DO GREENWASHING NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Ronison Oliveira da Silva, Daniel Nascimento-e-Silva

Resumo


Na sociedade do conhecimento, praticamente todas as atividades são feitas com o uso massivo da internet. Neste sentido, as informações são partilhadas numa velocidade mais do que espantosa. A depender do que é compartilhado na internet, reputações tanto de pessoas como de empresas podem ser vilipendiadas. O estudo tem por objetivo geral elucidar sobre a prática de greenwashing no contexto do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social corporativa. O termo greenwashing diz respeito aquelas empresas que fazem questão de propagar junto a sociedade que prezam pela preservação do meio ambiente, mas cujas práticas demonstram o contrário deste contexto. Assim, o risco de se ter a imagem de organização socialmente e ambientalmente responsável pode ser desfeita a qualquer momento. O método utilizado foi o bibliográfico conceitual envidado por Nascimento-e-Silva (2012; 2020). Trata-se de um conjunto de técnicas redacionais formado por quatro fases: a) definição das perguntas de pesquisa; b) coleta dos dados; c) organização e análise dos dados, e; d) geração das respostas.  A prática de pesquisa permitiu constatar que o greenwashing é uma estratégia no mínimo arriscada e não recomendada para nenhuma empresa, posto que o preço a ser pago diante da descoberta da falsa identidade de organização ambientalmente correta é maior do que o esforço empreendido para se manter as aparências junto a sociedade e demais partes interessadas.


Palavras-chave


Fake News; Reputação Organizacional; Sociedade do Conhecimento.

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