SAEE E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ACESSIBILIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, Rafaela Pereira Pinheiro, Mário Vasconcellos Sobrinho

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com o debate de agendas de recomendações de acessibilidade no Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) com vistas a inclusão de alunos autistas. Foi realizada uma análise documental nas legislações as quais embasa os direitos das pessoas autistas, sobretudo a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei Berenice Piana. O estudo analisou os recursos e produtos de tecnologia assistiva utilizados nas salas de recursos multifuncionais. Para alcance dos objetivos optou-se pela abordagem qualitativa. Foi realizada revisão sistemática da literatura em publicações entre os anos de 2015 a 2020 nas bases de dados (CAPES), sendo três os principais resultados:  o uso da tecnologia assistiva pelo professor, a relação do trabalho colaborativo entre professoras do ensino comum e do SAEE, e a acessibilidade considerando as necessidades específicas dos alunos com autismo. Os resultados indicaram que o uso da tecnologia assistiva está sendo reconhecida e amplamente utilizada no SAEE, os professores sabem usar e apontam melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, alguns, ainda encontram barreiras no seu uso assim como no acesso a esses recursos. Ademais, o ensino colaborativo é muito importante para a inclusão do aluno autista, pois visa tecer estratégias, metodologias, e recursos de tecnologia assistiva que melhor se encaixam para a demanda do aluno, que vão dos mais simples ao mais sofisticados.


Palavras-chave


Autismo. Tecnologia Assistiva. SAEE.

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