O objetivo deste artigo é discutir a compreensão crítica que professores de Publicidade e Propaganda revelam sobre o domínio do discurso publicitário em práticas de letramentos, que envolvam a produção de anúncios publicitários, conduzidas no ambiente acadêmico. A partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade com cinco professores do curso de Publicidade e Propaganda de uma universidade do sul do país, produziu-se uma discussão reflexiva, formando compreensões sobre as práticas de letramentos acadêmicos realizadas em sala de aula e a percepção de domínio dos gêneros da esfera publicitária entre os sujeitos. Os principais resultados apontam que, por meio de regularidades relevantes e singularidades significativas no discurso dos professores, as compreensões sobre os gêneros publicitários ultrapassam noções sobre elementos estáveis.
Biografia do Autor
Gabriel Marante de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau
Mestre em Educação (Furb) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Furb).
Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau
Doutora em Linguística (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb.
Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Furb). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali.