POR QUE SOU PROFESSOR DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O DOMÍNIO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

Autores/as

  • Gabriel Marante de Oliveira Universidade Regional de Blumenau
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau
  • Rafael José Bona Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2501

Palabras clave:

Educação. Letramentos. Publicidade. Discurso.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a compreensão crítica que professores de Publicidade e Propaganda revelam sobre o domínio do discurso publicitário em práticas de letramentos, que envolvam a produção de anúncios publicitários, conduzidas no ambiente acadêmico. A partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade com cinco professores do curso de Publicidade e Propaganda de uma universidade do sul do país, produziu-se uma discussão reflexiva, formando compreensões sobre as práticas de letramentos acadêmicos realizadas em sala de aula e a percepção de domínio dos gêneros da esfera publicitária entre os sujeitos. Os principais resultados apontam que, por meio de regularidades relevantes e singularidades significativas no discurso dos professores, as compreensões sobre os gêneros publicitários ultrapassam noções sobre elementos estáveis.

Biografía del autor/a

Gabriel Marante de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação (Furb) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Furb).

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística (UFSC).  Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb.

Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Furb).  Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali. 

Publicado

2021-12-23

Número

Sección

Artigos