TOMADA DE DECISÃO ÉTICA NO TRABALHO PUBLICITÁRIO EM BELÉM/PA
Palavras-chave:
Publicidade. Ética. Tomada de decisão. Trabalho Publicitário. Belém/PA.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar dilemas éticos experimentados nas relações profissionais da atividade publicitária em Belém do Pará. Para tanto, na pesquisa bibliográfica acionamos referenciais teóricos acerca de como o componente ético atua no processo de tomada de decisão no fazer publicitário. Para observar o processo decisório de profissionais de publicidade, realizamos pesquisa documental em conteúdos publicitários veiculados somados a processos éticos julgados pelo Conar, constituindo um Portfólio (Alves, 2006) para avaliação de sujeitos envolvidos no trabalho publicitário por meio de Entrevista Narrativa (Jovchelovitch; Bauer, 2002). Resultados indicam que apesar de os profissionais do campo publicitário entrevistados em Belém serem impactados na tomada de decisão pelo clima (anti)ético no ambiente de trabalho, é possível preservar um comportamento ético profissional na gestão da própria atividade publicitária baseado em valores morais pessoais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Hansen, Emilly Ananda Monteiro Fontineli, Gabriella Daud Quaresma Peres, Jordan Castro Damasceno, Laysse de Nazaré Oliveira de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.