TOMADA DE DECISÃO ÉTICA NO TRABALHO PUBLICITÁRIO EM BELÉM/PA

Autores

Palavras-chave:

Publicidade. Ética. Tomada de decisão. Trabalho Publicitário. Belém/PA.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar dilemas éticos experimentados nas relações profissionais da atividade publicitária em Belém do Pará. Para tanto, na pesquisa bibliográfica acionamos referenciais teóricos acerca de como o componente ético atua no processo de tomada de decisão no fazer publicitário. Para observar o processo decisório de profissionais de publicidade, realizamos pesquisa documental em conteúdos publicitários veiculados somados a processos éticos julgados pelo Conar, constituindo um Portfólio (Alves, 2006) para avaliação de sujeitos envolvidos no trabalho publicitário por meio de Entrevista Narrativa (Jovchelovitch; Bauer, 2002). Resultados indicam que apesar de os profissionais do campo publicitário entrevistados em Belém serem impactados na tomada de decisão pelo clima (anti)ético no ambiente de trabalho, é possível preservar um comportamento ético profissional na gestão da própria atividade publicitária baseado em valores morais pessoais.

Downloads

Publicado

24-12-2024

Edição

Seção

Artigos