ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LEITURA: EM FOCO, UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-3251

Palavras-chave:

Organização. Pedagógico. Alfabetização. Sequência Didática. Leitura.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado do tipo estudo de caso, realizada no ano de 2023 que fez referência à organização pedagógica do ensino de leitura nos anos iniciais de uma escola pública em Macapá/AP. Os objetivos específicos foram: compreender as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de leitura e inferir acerca das práticas de leituras aplicadas em sala de aula, junto aos alunos dos 2º anos do ensino fundamental em uma escola pública de Macapá/AP. Como técnicas: levantamento bibliográfico, observação e entrevista. Os resultados da pesquisa sinalizam que que as práticas de leituras, na escola observada, acontecem por meio de sequências didáticas com foco nos gêneros textuais; a escola adota a rotina flexível para otimizar o tempo pedagógico, e assim desenvolver com qualidade as sequências didáticas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Artigos