PROCESSO PRODUTIVO AUDIOVISUAL COLABORATIVO
O CASO DO SHOWRUNNER EM PORTA DOS FUNDOS
Palavras-chave:
Audiovisual, Web, Processo produtivo, Gestão, Porta dos FundosResumo
Usando os rastros midiáticos (BRUNO, 2012), mapeiam-se as transformações de gestão e processo produtivo do coletivo Porta dos Fundos, no período 2012, ano de fundação, até 2017, quando é adquirido pela Viacom, e o impacto na estética dos esquetes. Discute-se as alterações na produção coletiva e o tensionamento entre as noções de profissional e amador, até o surgimento da figura do showrunner (BRET, 2014) e do produtor-autor. Conclui-se que o Porta dos Fundos se apropria das possibilidades da cultura digital, com o arranjo de certas pessoas, em um momento e lugar férteis a novos modelos de negócios e produtos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Sbeghen Hoff, Miriam de Sousa Rossini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.