ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA REDE GLOBO NO GERENCIAMENTO DA CRISE DE IMAGEM DE KAROL CONKÁ

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Digital e Cancelamento, Gerenciamento de crise, Identidade, Imagem

Resumo

Este artigo revisita e aprofunda a análise das estratégias de comunicação empregadas pela Rede Globo para gerenciar a crise de imagem da cantora Karol Conká durante sua participação no Big Brother Brasil 21. A discussão teórica é expandida para além dos conceitos tradicionais de identidade, imagem e reputação (Argenti, 2006; Rosa, 2001; Forni, 2019), incorporando perspectivas contemporâneas sobre comunicação digital, cultura do cancelamento (Bahia, 2020; Pinheiro-Machado, 2020) e interseccionalidade (Crenshaw, 1989; Cerqueira, Lago & Nonato, 2022). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza o método de Estudo de Caso (Yin, 2009) e a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para examinar as ações da emissora na tentativa de mitigar a crise de imagem da artista. O estudo aborda o gerenciamento de crise de figuras públicas e suas relações com organizações, destacando a cultura do cancelamento, seus desdobramentos e a influência de recortes interseccionais.

Biografia do Autor

Leticia Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Pablo Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) e do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador do Grupo DIVERSUS.

Rakel Castro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena a Linha de Pesquisa e Grupo de Estudos "Mídia e Democracia - MID" (vinculada ao GPECOM).

Francinete Louseiro de Almeida, Universidade Federal do Maranhã (UFMA)

Docente do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Gabriela Gadêlha, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente e coordenadora Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo GCOM.

Downloads

Publicado

30-10-2025

Edição

Seção

Artigos