ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA REDE GLOBO NO GERENCIAMENTO DA CRISE DE IMAGEM DE KAROL CONKÁ
Palavras-chave:
Comunicação Digital e Cancelamento, Gerenciamento de crise, Identidade, ImagemResumo
Este artigo revisita e aprofunda a análise das estratégias de comunicação empregadas pela Rede Globo para gerenciar a crise de imagem da cantora Karol Conká durante sua participação no Big Brother Brasil 21. A discussão teórica é expandida para além dos conceitos tradicionais de identidade, imagem e reputação (Argenti, 2006; Rosa, 2001; Forni, 2019), incorporando perspectivas contemporâneas sobre comunicação digital, cultura do cancelamento (Bahia, 2020; Pinheiro-Machado, 2020) e interseccionalidade (Crenshaw, 1989; Cerqueira, Lago & Nonato, 2022). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza o método de Estudo de Caso (Yin, 2009) e a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para examinar as ações da emissora na tentativa de mitigar a crise de imagem da artista. O estudo aborda o gerenciamento de crise de figuras públicas e suas relações com organizações, destacando a cultura do cancelamento, seus desdobramentos e a influência de recortes interseccionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leticia Monteiro, Pablo Monteiro, Rakel Castro, Francinete Louseiro de Almeida, Gabriela Gadêlha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.