ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA REDE GLOBO NO GERENCIAMENTO DA CRISE DE IMAGEM DE KAROL CONKÁ

Autores/as

Palabras clave:

Comunicação Digital e Cancelamento, Gerenciamento de crise, Identidade, Imagem

Resumen

Este artigo revisita e aprofunda a análise das estratégias de comunicação empregadas pela Rede Globo para gerenciar a crise de imagem da cantora Karol Conká durante sua participação no Big Brother Brasil 21. A discussão teórica é expandida para além dos conceitos tradicionais de identidade, imagem e reputação (Argenti, 2006; Rosa, 2001; Forni, 2019), incorporando perspectivas contemporâneas sobre comunicação digital, cultura do cancelamento (Bahia, 2020; Pinheiro-Machado, 2020) e interseccionalidade (Crenshaw, 1989; Cerqueira, Lago & Nonato, 2022). A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza o método de Estudo de Caso (Yin, 2009) e a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para examinar as ações da emissora na tentativa de mitigar a crise de imagem da artista. O estudo aborda o gerenciamento de crise de figuras públicas e suas relações com organizações, destacando a cultura do cancelamento, seus desdobramentos e a influência de recortes interseccionais.

Biografía del autor/a

Leticia Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Pablo Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) e do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador do Grupo DIVERSUS.

Patrícia Rakel de Castro Sena, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena a Linha de Pesquisa e Grupo de Estudos "Mídia e Democracia - MID" (vinculada ao GPECOM).

Francinete Louseiro de Almeida, Universidade Federal do Maranhã (UFMA)

Docente do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Gabriela Gadêlha, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente e coordenadora Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo GCOM.

Publicado

2025-10-30

Número

Sección

Artigos