GESTÃO EDUCACIONAL E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR TOCANTINENSE
Autores
Ivany Coeli Leal Coragem
Palavras-chave:
Planejamento Participativo, Relevância Social.
Resumo
O estudo relata e analisa uma experiência-piloto realizada no Centro Universitário UNIRG, vinculado ao Governo Municipal de Gurupi-TO, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com o objetivo de dotar as escolas municipais de Projetos Políticos Pedagógicos. A experiência baseou-se nos princípios da participação coletiva e adotou-se o Planejamento Estratégico Participativo (Souto Maior, 1994), como instrumental metodológico básico. O suporte teórico do estudo foi a concepção de Planejamento aliada a de relevância social, que requer que o compromisso organizacional se realize, com e entre os membros da comunidade. Os resultados foram analisados quanto à participação da comunidade, quanto à validade e significado do processo e quanto à efetividade técnico-pedagógica dos resultados alcançados