O PROGRAMA GREG NEWS: DO ENTRETENIMENTO AO USO DE VALORES NOTÍCIA

Authors

  • Renata do Nascimento Garcia Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sabrina Franzoni Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2608

Keywords:

Greg News. Entretenimento. Valor notícia. Plataforma de Vídeo. YouTube.

Abstract

O presente artigo busca compreender como o programa Greg News, considerado um noticiário humorístico, criado pelo canal de televisão HBO, veiculado no Youtube, utiliza de estratégias da linguagem jornalística para construir sua narrativa, acionando para isso os valores notícia numa produção de caráter audiovisual. O corpus da pesquisa foi composto por três episódios, selecionados entre os 30 vídeos que compõem a temporada do ano de 2019 e categorizados por meio da Análise de Plataformas de Vídeos (MONTAÑO, 2015). Teoricamente foram acionadas as noções de valores notícia (WOLF, 2009; TRAQUINA, 2013; SILVA, 2014), de finalidade do jornalismo (KOVACH e ROSESENSTIEL, 2004; REGINATO, 2018) e de Entretenimento (DEJAVITE, 2006).

Author Biographies

Renata do Nascimento Garcia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Jornalismo pela mesma instituição. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2170-6398

Sabrina Franzoni, Unisinos

Professora do Curso de Jornalismo, campus Porto Alegre e São Leopoldo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1623-3776

Published

2022-12-24

Issue

Section

Artigos