DECRESCIMENTO: PRODUZIR E CONSUMIR MENOS?

Authors

  • Christoph Helmold Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg
  • Rosângela Araújo Darwich PPGCLC-UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2873

Keywords:

Decrescimento. Norte e Sul Global. Justiça Social. Sustentabilidade Ambiental.

Abstract

O conceito de decrescimento e os questionamentos aos quais ele conduz tornaram-se imprescindíveis diante das diferenças extremas que caracterizam os chamados Norte e Sul Global. O crescimento econômico dos países ricos gera desigualdades sociais e injustiças ambientais preocupantes. Diante do questionamento acerca da concretização de propostas de decrescimento favorecerem justiça social em nível mundial e a sobrevivência do planeta, o objetivo deste estudo conceitual é refletir acerca do conceito de decrescimento em meio a controvérsias e a movimentos que representam tentativas de transformação social. Tomamos como base modelos apresentados e discutidos por autores como Schmelzer e Vetter (2021) e Burkhart, Schmelzer e Treu (2017). Verificamos que, diante do enriquecimento de uma parcela da população do planeta, estão sendo buscadas alternativas que valorizem a dignidade humana e a sustentabilidade ambiental. Assim, a proposta de decrescimento também leva os países do Sul Global à necessidade de reflexão, em busca de crescimento compatível com o bem-estar social e a sobrevivência do planeta.

Author Biographies

Christoph Helmold, Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg

Graduado em Serviço Social pela Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg, Alemanha. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1757-2817

Rosângela Araújo Darwich, PPGCLC-UNAMA

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7325-9097

Published

2022-12-24

Issue

Section

Artigos