CHECAGENS DAS FAKE NEWS NO SITE “FATO OU BOATO” DURANTE O PERÍODO ELEITORAL DE 2022

Authors

Keywords:

Fato ou Boato, Fake News, Eleições 2022, Fact-checking, Notícias falsas

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar as notícias que foram checadas pela fact-chechking, Fato ou Boato, durante a campanha eleitoral 2022. O mesmo se mostra relevante pelo grande volume de Fake News que foi disseminado durante o período das eleições no Brasil. Como metodologia, elegeu a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Franco (2008). Os resultados de pesquisa evidenciam que as principais notícias encontradas, em percentuais, foram: 29% relacionadas a fraude nas urnas eletrônicas, 24% em cerceamento da liberdade de expressão, 40% à temática Covid e eleição e 8,10% segurança nas eleições. O estudo contribui quando mostra o reforço do jornalista no processo advocacy na sociedade e a importância criação de uma literacia contra as Fake News.

Author Biographies

Marcelli Alves Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ciberjornalismo (UFMS) e Grupo de Pesquisa em Comunicação (Gciber/UFMA).

Thaisa Cristina Bueno, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Integra do grupo de pesquisa em Ciberjornalismo (UFMS), e coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCIBER/UFMA).

Thays Assunção Reis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz-MA.

Published

2025-09-30

Issue

Section

Artigos