A SEMIÓTICA DOS CARTAZES DOS FILMES DO GÊNERO COMÉDIA ROMÂNTICA E SUAS RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Keywords:
cartaz, estética, semiótica, narrativa hollywoodianaAbstract
Desde muito cedo a imagem prendeu a atenção do homem. A pintura, escultura, gravura, fotografia, artes gráficas, cinema, são apenas algumas formas desse gigantesco universo. No qual estarão presentes na vida do homem por um longo tempo, criando e reinventando-se. O cartaz ou frequentemente chamado de pôster, é um dos meios gráficos mais conhecidos pela sociedade, tornando-se comum aos olhos, porém, ainda eficaz pela sua simplicidade e até repetição. Este presente trabalho buscará evidenciar a estética utilizada nos cartazes publicitários dos filmes de comédia romântica: “Uma linda mulher” (1990), “Amor à Segunda Vista” (2003), “Beleza no Mundo dos Negócios” (2010) e “Deixa rolar” (2014) e posteriormente, relacionar/ contrapor como a teoria e a prática, conceito e fabricação, desses cartazes ocorrem.