LEITURA E COMPREENSÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIALÓGICA

Autores/as

  • Alceane Bezerra Feitosa Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Júlia Maria Muniz Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Karla Dayane Silva Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumen

A leitura é compreendida como um elemento que está diretamente associada à faculdade de linguagem. Por essa razão, pode ser compreendida como uma habilidade mental, cognitiva, de natureza humana e universal, que mantém relação com a cultura do indivíduo. Assim sendo, a leitura se faz presente em vários contextos, nos quais os sujeitos estão inseridos. Com o intuito de evidenciar o conceito e as concepções de leitura ao longo do processo histórico, realizou-se, neste trabalho, uma discussão histórica, a partir da década de 70, do século XX, no tocante ao conceito e as suas concepções de leitura. Para tal intento, utilizou-se de teóricos como Bakhtin (2004, 2011), Marcuschi (2008), Sériot (2015), Kleiman (2004), Koch (2012), dentre outros. Logo após apresentado o percurso histórico do conceito e das concepções de leitura, a partir da década de 70 do século XX, espere-se ter evidenciado a relação da leitura com os aspectos cognitivos, históricos e sociais.

 

Biografía del autor/a

Alceane Bezerra Feitosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Letras/português (2014) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Piauí (2016); Mestrado em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2018) pela Universidade Federal do Piauí. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa NuPEP ( Núcleo de Pesquisa e Ensino do Português). Atualmente é professor substituto da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI), lotado na 9ª Gerência Regional de Educação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Historiografia Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.

Júlia Maria Muniz Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2016). Graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2013). Graduação em Secretariado Executivo pelo Instituto Federal do Piauí- IFPI (2011). Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2016). Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2015). Curso Méthodologie du français langue étrangère no Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Medias- (CAVILAM) Vichy/ França (2014). Especialização em Gestão de Secretariado e Assessoramento em Empresarial pelo Instituto Federal do Piauí- IFPI (2012). E atualmente, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (em andamento)

Karla Dayane Silva Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Teologia Aplicada (2008) . É graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Possui experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. . Atua no Ensino Superior em cursos de licenciatura e bacharelado na Universidade Federal do Piauí(2016) . Concentra-se em pesquisas referentes à leitura e escrita. 

Publicado

2018-12-23

Número

Sección

Artigos