Trânsitos Binários na Cena Almodovariana: Um Estudo Sobre Fale com Ela

Autores/as

  • Danilo Pereira Santos UESB
  • Caio César Silva Rocha UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n2-2009

Palabras clave:

Cinema Almodovariano, Binarismo sexual, Sexualidades.

Resumen

O binarismo ou sistema binário é um construto histórico/social/discursivo que agrega dispositivos normativos de circunscrição dos comportamentos, das ações, das disposições psicoemocionais dos indivíduos, polarizando, regulando e localizando os corpos em duas categorias de gênero aparentemente imutáveis, estáveis e coerentes – o masculino e o feminino – ditando como homens e mulheres devem se portar de acordo a suas marcas corporais (pênis e vagina). Partindo desse pressuposto, este trabalho tem por objetivo a análise do longa-metragem Fale com Ela, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, em que questões sobre binarismo sexual são evidenciadas, desconstruídas e problematizadas com base nas cirandas de amor e morte que envolvem os/as personagens centrais do filme.

Biografía del autor/a

Danilo Pereira Santos, UESB

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Graduado em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Jequié/Ba.

Caio César Silva Rocha, UFSJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ. Especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela UNINTER. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Jequié. Professor de Arte da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Publicado

2019-12-27

Número

Sección

Artigos