O LÚDICO NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM BELÉM DO PARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n1-2029

Palabras clave:

Lúdico, Ensino Fundamental I, Aprendizagem.

Resumen

Este trabalho versa sobre a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental I (EFI) e como aportes teóricos foram considerados os autores: Tessaro (2007) que discute a importância do uso de jogos em sala de aula e Vygotsky (2008) que debate o desenvolvimento psíquico da criança. As técnicas e instrumentos foram aplicados aos docentes das turmas do terceiro ano do EFI, sendo realizado um questionário contendo dez questões semiestruturadas realizadas a três (03) professores e dez (10) alunos do Centro Educacional Infantil e Fundamental “Margarida Bruno de Avelar”, escola particular da cidade de Belém do Pará. Também, utilizou-se de uma ficha guia para observação contendo seis itens a serem observados. Logo após a coleta de dados procedeu-se a etapa de analise e tabulação dos resultados obtidos, na qual revela-se que a prática da ludicidade ainda é algo limitado no contexto escolar, por isso que as brincadeiras e os jogos no processo pedagógico podem ser inseridos no currículo escolar (conteúdos de disciplinas) favorecendo o processo de ensino aprendizagem e tornando o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.

Biografía del autor/a

Denilson Marques dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) Graduado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Maria Cecilia Fagundes da Costa, Universidade Anhanguera Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Anhanguera

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Educação

Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS)

Denise Marques dos Santos, Faculdade Pan Amazônica (FAPAN)

Faculdade Pan Amazônica

Centro de Ciências Exatas e Naturais 

Departamento de Ciências Exatas e Educação

Curso de Ciências Contábeis

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Educação Física (FEF) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Professora Doutora Coordenadora do Curso do PPGE e Docente no Curso de Pedagogia e Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Publicado

2021-06-24

Número

Sección

Artigos