PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ-PA: CAMINHOS PARA A GESTÃO SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2345

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância. Gestão Social. Educação do Campo. Casa Familiar Rural de Cametá.

Resumen

O estudo objetiva discutir a Pedagogia da Alternância como um caminho teórico e prático capaz de desenvolver a educação do campo, com foco da Casa Familiar Rural (CFR) de Cametá, estado do Pará, sob a ótica de princípios basilares da gestão social, como participação e dialogicidade. Apresenta-se com abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas as legislações e normativas relativas à educação do campo, além de documentos da CFR de Cametá, como projetos políticos pedagógicos, estatuto, regimento e atas. Observou-se que a pedagogia da alternância em consonâncias com os princípios da educação do campo e da Casa tracejam um caminho a uma gestão social entre os atores da sociedade, estado e mercado envolvidos. Os documentos institucionais, de forma geral, mostraram estimular a participação, o diálogo e os processos decisórios baseados no debate que prioriza o interesse comum e da inclusão social. 

Biografía del autor/a

Sandro Luis Gaia Pamplona, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Administrador e Pedagogo. Doutorando e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Social e do Desenvolvimento Local – GESDEL (UNAMA/CNPq). Professor na Universidade da Amazônia (UNAMA).

Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

PhD em Development Studies pela University of Wales Swansea. Doutorado convalidado pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UNAMA. Membro da Rede de Gestão Social (RGS).

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutora em Política Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental - Mestrado Profissional (PPGC) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). 

Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos