MÁQUINA MORTÍFERA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2398

Palabras clave:

Máquina Mortífera. Nietzsche. Moral do escravo. Moral do guerreiro Herói.

Resumen

O herói, como definição geral, é alguém que alcançou uma excelência, no mínimo, na questão combativa. Dessa virtude partem diferentes definições de herói, de uma vertente antiga até outra de consumo. A ideia aqui é analisar a representação da figura do herói, o policial americano, do filme Máquina Mortífera (1987), Martin Riggs. A análise aqui será mobilizada por via das reflexões nietzschianas, a moral do escravo, a moral do guerreiro, e dos procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultado parcial, observa-se que o protagonista possui a virtude do herói para exercer a moral do guerreiro de maneira purificada, através da vingança. Assim, a moral do guerreiro se converte em moral do escravo, porém sem os mesmos julgamentos morais em negativos atribuídos ao vilão fora da lei.

Biografía del autor/a

Lis Yana Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Estudos de Literatura (linha de pesquisa Teoria, Crítica e Comparatismo) do Programa de Pós-graduação em Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CNPq.Sua pesquisa se concentra em estudos sobre Intermedialidade, especialmente nas temáticas de Meia-Realidade, Ficção Interativa, Remidiação, Criação e Adaptação literária na transposição de literatura para jogos de videogame e cinema.

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Aberta do Brasil

Ricardo Cortez Lopes ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano de 2007. Em 2011 ingressou no Núcleo de Estudos da Religião no primeiro semestre. Atualmente encontra-se pesquisando na área de Sociologia (Mestrado), com relação às moralidades religiosas e atéias no ambiente universitário. Possui pesquisas na área de Sociologia da Moral (morais atéia e religiosa), Teorias da Secularização, Ateísmo, Movimento Social Ateu, Modernidade, Pós-Modernidade, Teoria Sociológica, Teoria do Conhecimento e Pensamento Político-Religioso. Interessa-se também pela área de Ensino de Sociologia, na qual atua na condição de professor, com experiência em nível básico e em nível superior. 

Publicado

2021-12-23

Número

Sección

Artigos