BRASIL FOODS (BRF) E DIVERSIDADE: ANÁLISE DAS AÇÕES ADOTADAS PELA CORPORAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2566

Palabras clave:

Diversidade. BRF. Relatório integrado. Gestão da diversidade.

Resumen

O artigo tem como principal objetivo analisar o discurso da organização Brasil Foods (BRF) sobre as práticas adotadas de diversidade, selecionado como objeto discursivo o relatório integrado mais recente da organização (2020). Para tanto, são discutidos os conceitos de diversidade, a partir dos estudos de Sales e Ferrari (2019), Sales (2018, 2021a, 2021b), Silva (2019), Yago (2019), Nkomo e Cox Jr. (1999), Fleury (2000), Alves e Galeão-Silva (2004) e Pérsigo, Scheid e Machado (2019), alinhados aos informes publicizados pela corporação em seu relatório anual. Por fim, constatou-se que há uma gestão da diversidade, entretanto, algumas pautas ainda não são tratadas pela BRF, como as pautas da comunidade LGBTQIA+.

Biografía del autor/a

Filipe Wesley Gomes do Lago, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É participante dos seguintes grupos de pesquisa: Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes: estudos de culturas globais, negócios e relações de trabalho nas organizações (C3PR), vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do TELAS - Pesquisa colaborativa, da UNIPAMPA.

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Comunicação. Professora no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Líder do grupo TELAS - Pesquisa Colaborativa CNPq.

Publicado

2021-12-23

Número

Sección

Artigos