VIOLÊNCIA E COMUNICAÇÃO ON-LINE: ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PUBLICAÇÕES VIOLENTAS NO FACEBOOK

Autores/as

  • Mariana Alarcon Datrino Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Alana Nogueira Volpato Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2573

Palabras clave:

Movimento Conservador, Comunicação Digital, Violência, Conservadorismo, Facebook.

Resumen

Nos últimos anos é possível observar o crescimento de uma onda conservadora no Brasil, com a qual ascenderam diversos movimentos sociais regressivos amparados por redes digitais. Este estudo pretende compreender de que forma diferentes violências são manifestadas nas publicações do Movimento Conservador em sua página do Facebook. Espera-se identificar aspectosligados às diferentes formas de violência nas publicações, demonstrar as articulações entre asformas de violência e apresentar como os seguidores se engajam com esse conteúdo. Para tanto, coletamos publicações da página durante um mês e meio. Após filtragem dos dados, foram analisadas e classificadas 55 publicações que apresentavam conteúdo violento. Concluímos que a percepção do outro como inimigo, configura uma violência simbólica na comunicação digital de movimentos sociais conservadores e oferece sustentação para outras violências que extrapolam o ambiente virtual e contribuem para a construção de uma cultura violenta.

Biografía del autor/a

Mariana Alarcon Datrino, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com a pesquisa intitulada "Informação e comunicação sobre os direitos das mulheres: a importância da comunicação digital para o acesso à informação" (n° processo 2020/10447-6). Graduada em Relações Públicas pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac/Unesp - Bauru) (2016-2019), obteve Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (vigência 2018/2019, nº processo 2017/21427-3), com a pesquisa intitulada "Comunicação estratégica de movimentos sociais na internet - Estudo sobre o Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra". A referida pesquisa foi classificada como uma das 10 melhores pesquisas da Faac durante o XXXI Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp (2019 - primeira fase), sendo indicada para representar a Faac na segunda fase do Congresso, que contou com pesquisas de Iniciação Científica de toda a Unesp. Foi integrante do projeto de extensão universitária Incubadora de Cooperativas Populares Unesp Bauru - INCOP (2017-2019). Desde 2018, é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais ComMov. Tem experiência na área de Comunicação/Relações Públicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Alana Nogueira Volpato, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bolsista da Fapesp, processo 2019/00781-9. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Comunicação Popular e Comunitária e Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela mesma Universidade. Atuou como Professora Substituta do Departamento de Comunicação Social da Unesp (2016 e 2017). Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação midiática e movimentos sociais. Tem experiência nas áreas de Relações Públicas, Comunicação Popular e Comunitária, Comunicação Pública e Comunicação e movimentos sociais.

Publicado

2022-06-21

Número

Sección

Artigos