NETNOGRAFIA DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO BRASIL EM 2018: FONTES, ENDOSSO E SENSACIONALISMO
DOI:
https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2577Palabras clave:
fake news, eleições, netnografia, discurso de ódio, bolhas sociais.Resumen
A partir de levantamento bibliográfico e abordagem netnográfica, esta pesquisa analisa as mentiras que tiveram o maior nível de engajamento na rede social Facebook, envolvendo os então candidatos (as), Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina Silva (REDE) e João Amoedo (NOVO). Após a seleção das fake news pelo projeto Comprova e checagem das agências Lupa e aos Fatos, examinou-se o material segundo as categorias: 1) presença ou ausência de fontes; 2) endosso (favorável/contra) e 3) sensacionalismo (foco no sistema de crenças do eleitorado), resultando em 25 fake news analisadas. Jair Bolsonaro foi o candidato mais citado, (19 fake news, sendo 15 com viés favorável e quatro desfavorável à sua candidatura). Conclui-se que as fake news tiveram alta repercussão e alcance, afetando de maneira perversa o contexto político do país, com alto poder de induzir à formação de bolhas sociais, polarização política e circulação de boatos, além de intensificar o discurso de ódio.Descargas
Publicado
2021-12-23
Número
Sección
Artigos