WEB TV IMPERATRIZ ONLINE: UM ESTUDO DA RECONFIGURAÇÃO DA ROTINA BASEADA NO PARÂMETRO DA TÉTRADE DE MCLUHAN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2627

Palabras clave:

Imperatriz online. Rotina produtiva. Tétrade de Mcluhan.

Resumen

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a empresa Imperatriz Online, que atua em Imperatriz desde 2013. O veículo se autodefine como “emissora independente”, que nasceu como “página do Facebook e virou TV”, voltado para produção de notícias jornalísticas e entretenimento (IMPERATRIZ ONLINE, 2021). O objetivo geral desta pesquisa é entender como é a rotina produtiva da redação da Web TV Imperatriz Online e suas particularidades. Para atingir o objetivo proposto, este estudo busca nas entrevistas semiabertas e fechadas (DUARTE, 2005) entender melhor os processos produtivos e a construção da empresa na cidade. Do ponto de vista das análises, o estudo dialoga com os pressupostos da Ecologia da Mídia, mais pontualmente com os postulados da tétrade de Mcluhan (MCLUHAN; MCLUHAN, 1988) que avalia o impacto da tecnologia no sistema social. Conclusivamente, o estudo mostra que o fato de ocupar um suporte diferente interfere significativamente na prática jornalística.

Biografía del autor/a

Thaisa bueno, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do curso de Comunicação Social – Jornalismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7048-3920

Marcelli Alves, UFMA

Professora adjunta do curso de Comunicação Social – Jornalismo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8014-3946

Mayra Mariana Luz, UFMA

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5507-7003

Publicado

2022-12-24

Número

Sección

Artigos