SER E TORNAR-SE PROFESSOR/A NAS TRAVESSIAS DE ILHA GRANDE-PIAUÍ (1960-1996)

Autores/as

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria do Amparo Borges Ferro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2629

Palabras clave:

Ilha Grande, Memória de Formação, Prática Pedagógica Docente, Professores Ribeirinhos, Transformação.

Resumen

O presente estudo tem como objeto de análise a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1960 a 1996. O objetivo foi interpretar a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI como experiência social reveladora de aspectos de uma prática pedagógica docente significativa e transformadora. A presente tese se desenvolveu mediante uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História da Educação, com enfoque no Piauí, contemplando o ramo dos Estudos Culturais, mediante a metodologia de História Oral, tendo como colaboradores onze professores aposentados. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatos produzidos pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica de produção de relatos de história oral de vida e a análise de documentos e fontes iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros: Barros (2017), Certeau (2000), Halbwachs (2006), Meihy (2005), Franco (2016; 2015) e Pimenta (2005). A pesquisa apontou que a prática desenvolvida por esses docentes influenciou na mudança de aspectos de suas vidas, tornando-se significativa e transformadora, no que diz respeito à experiência social, crescimento profissional e melhoria da qualidade de vida nos povoados do Delta do Rio Parnaíba, nas extensões de Ilha Grande-PI.

Biografía del autor/a

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor Adjunto 01 da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME/UFPI)

Maria do Amparo Borges Ferro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Núcleo de Educação, História e memória.

Publicado

2022-06-21

Número

Sección

Artigos