SABERES KAIOWÁ SOBRE RITUAIS FÚNEBRES

UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO

Autores/as

Palabras clave:

Cultura indígena, Autoetnografia, Oralidade, Cerimônias fúnebres, Saberes Tradicionais

Resumen

Este artigo descreve os saberes do povo Kaiowá relacionados aos rituais fúnebres, a partir da experiência da autora, mulher indígena e graduanda em Enfermagem. Por meio da autoetnografia e de uma entrevista com uma nhande sy, são apresentados os principais aspectos que compõem os rituais de despedida dos entes falecidos na cultura Kaiowá. A pesquisa destaca a relevância da tradição oral, da espiritualidade e da preservação dos saberes ancestrais como forma de resistência. Além disso, evidencia-se a necessidade de considerar os aspectos culturais no cuidado em saúde, promovendo a articulação entre ciência e tradição, a fim de atender de forma integral às necessidades dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Nicoly Benites, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mulher indígena Kaiowá, desenvolve pesquisas com foco nos saberes tradicionais e cuidados em saúde de sua comunidade.

Marcia Maria de Medeiros , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Laboratório de Estudos Tanatopedagógicos (LETAN/UEMS). Atua nas áreas de tanatologia, tanatopedagogia e educação intercultural.

Tania Regina Zimmermann, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Atua nas áread de história, interculturalidade e epistemologias decoloniais.

Publicado

2025-09-30

Número

Sección

Artigos