EMMANUEL NASSAR: NAS MARGENS DO URBANO

Autores/as

  • Marisa Mokarzel

Palabras clave:

Emmanuel Nassar. Artes Visuais. Linguagem. Circuito de Arte.

Resumen

Discute-se a linguagem da obra e o processo criativo de Emmanuel Nassar no contexto do circuito de arte em Belém (Amazônia brasileira), vigente nos anos 1980 e 1990; sob o suporte teórico do sociólogo da arte Pierre Francastel, do historiador da arte Tadeu Chiarelli e do poeta e estudioso da Amazônia João de Jesus Paes Loureiro. Este artigo teve origem na tese de doutorado “Percursos Transversais e Descontínuos: visualidade amazônica e o circuito de arte em Belém (1980–2000)”, da autora, defendida na Universidade Federal do Ceará – UFC, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Biografía del autor/a

Marisa Mokarzel

Doutora em Sociologia (Arte). UNAMA. Belém/PA Professora do curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem; de Moda e do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia; Diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. e-mail: marisamokarzel@globo.com

Publicado

2017-04-24

Número

Sección

Artigos