A LINGUAGEM NAS CRIANÇAS ALÉM DO SENTIDO LITERAL

Autores/as

  • Netília Silva dos Anjos Seixas

Palabras clave:

Produção de sentido, Linguagem infantil, Sentidos não-literais, Ironia

Resumen

Este texto consiste em um olhar sobre a linguagem na criança (e para a criança) quanto a processos de produção de sentido que vão além do chamado sentido literal, entre os quais é possível incluir a metáfora, o duplo sentido, o implícito, a ironia e o riso nas piadas. Na discussão, a ênfase maior recai sobre a ironia, com uma breve passagem por outros casos não literais. O texto apresenta e discute a produção de sentido em alguns exemplos reais e de programas infantis na televisão, buscando contribuições de estudiosos da área ou ligados a ela. A ironia, por exemplo, engloba vários fatores em seu uso e constitui-se em um processo considerado complexo e desenvolvido mais tardiamente em relação a outros elementos da língua.

Biografía del autor/a

Netília Silva dos Anjos Seixas

Professora do curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. netiliaseixas@gmail.com

Publicado

2017-05-02

Número

Sección

Artigos