ESTUDANTES INDIGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA E A EXPERIENCIA DE APLICAÇÃO DO PROJETO GEPI WEB 2.0

Autores/as

  • Profª Drª Eneida Corrêa Assis

Palabras clave:

inclusão digital, Tembé, netnografia

Resumen

O Projeto de Extensão Universitária “GEPI Web 2.0” é uma iniciativa de estudantes e pesquisadoras vinculados ao Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas da Universidade Federal do Pará - UFPA - e apresenta uma proposta inovadora na prática extensionista da UFPA, pois objetiva levar aos estudantes indígenas dessa universidade os conhecimentos básicos para que possam ter acesso à internet. O GEPI Web 2.0 visa à contribuição nos estudos dos universitários indígenas através do acesso à rede mundial de computadores. Durante sua realização os estudantes e docentes vinculados ao projeto se defrontaram com problemas que acabaram por dificultar a realização plena devido a vários fatores diversos, dos quais se destacam: a grande diferença cultural entre as pessoas envolvidas no projeto, as questões de adaptação de discentes universitários indígenas ao meio urbano da Região Metropolitana de Belém e a própria inexperiência da UFPA diante das demandas de seus discentes indígenas. Mediante às dificuldades para a realização do projeto, verificou-se ser adequada a readaptação do mesmo, especificamente seu local e público alvo, e diante disso, a equipe se deslocou para uma aldeia indígena que oferecesse menos dificuldades de acesso e infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, para a realização das oficinas previstas no conteúdo do projeto. Desse modo, Este artigo tem por objetivo apresentar este projeto, analisar suas estratégias metodológicas, seus desafios, percalços e as reflexões que dele surgiram.

Biografía del autor/a

Profª Drª Eneida Corrêa Assis

Universidade Federal do Pará - UFPA. PPGCS

Publicado

2017-05-08

Número

Sección

Artigos