AS REPRESENTAÇÕES RACIAIS SOB PERSPECTIVA SÓCIO-ECONOMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGRO NO ESTADO DO AMAPÁ

Autores/as

  • Eugénia Foster Universidade Federal do Amapá
  • Helen Costa Coelho UFPA
  • Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues UNIFAP

Palabras clave:

Raças, Negro, Estado do Amapá, Desenvolvimento social e econômico

Resumen

Este artigo tece considerações sob a representação do “ser negro” na história mundial e em especial no Estado do Amapá, tece considerações a respeito de questões relevantes no tratamento da problemática das raças, tendo em conta as reflexões crescentes com o papel do negro no contexto social, econômico e educacional. No decorrer do texto, será apresentado uma breve analogia entre as raças (branco, índio, e negro) proporcionando reconhecer as injustiças que o negro sofreu durante este percurso. Além disso, será traçado contribui- ções da raça negra no processo econômico do Amapá, bem como algumas ideias sobre como o negro é visto nas abordagens educacionais

Biografía del autor/a

Eugénia Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora e orientadora do artigo, atua nos Cursos de Pós-Graduação Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas e Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá. Atualmente coordena o curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá.

Helen Costa Coelho, UFPA

Licenciada Plena em Letras com Habilitação em Frances, Esp. em Linguística, Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá e Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo PPGL/UFPA.

Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues, UNIFAP

Pedagoga e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá.

Publicado

2017-10-26

Número

Sección

Artigos