ESCOLA E LEITORES NO MARAJÓ DAS FLORESTAS - PRÁTICAS DE ENSINO E LEITURA EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA

Autores/as

  • Alessandra da Silva Farias SEMED - São Sebastião da Boa Vista
  • Joel Pantoja da Silva UFPA

Palabras clave:

Educação, Leitura, Leitor, Marajó.

Resumen

O presente estudo discute o ensino da leitura, a partir da percepção dos professores e alunos do 5º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Padre José de Anchieta, na cidade de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó das Florestas-PA. Objetivamos analisar que práticas educativas norteiam a formação dos alunos do 5º ano enquanto leitores, assim como, compreender, considerando essa prática, a visão dos alunos como leitores. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Utilizamos questionário (com professores) e entrevistas (com alunos) como instrumento de coleta de dados. Analisamos as informações com fundamentação na perspectiva teórica freireana e dos estudiosos da linguagem que atuam no campo da leitura. Descobrimos com o estudo que o incentivo a formação de leitores na referida escola fica restrita ao exercício mecânico da leitura, voltando-se muitas vezes para atividades de interpretação de texto, muita prioridade para o conteúdo linguístico e pouco desenvolvimento das competências de leituras, em sala de aula, apesar dos esforços e práticas de ensino dos professores.

Biografía del autor/a

Alessandra da Silva Farias, SEMED - São Sebastião da Boa Vista

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e professora da Rede Pública Municipal de Ensino de São Sebastião da Boa Vista -Marajó-PA.

Joel Pantoja da Silva, UFPA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFPA). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Publicado

2018-02-23

Número

Sección

Artigos