A MUDANÇA AMBIENTAL E A GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS: UMA PERCEPÇÃO EVOLUTIVA

Autores/as

  • Ana Paula Vasconcelos de Mattos Universidade Estácio de Sá
  • Carlos André Corrêa de Mattos UFPA

Palabras clave:

Gestão organizacional. Mudança ambiental. Ambiente organizacional.

Resumen

A sociedade é dinâmica por natureza e, portanto, apresenta-se em constante processo de mudança. As organizações, por sua vez, inseridas na sociedade moderna devem refletir esse processo. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a aceleração do processo de mudança e seus reflexos no contexto das organizações, utilizando como método de pesquisa o levantamento bibliográfico. Este estudo teórico apresenta uma síntese do processo de mudança e seus reflexos na administração de empresas e gestão de
negócios, desde seus antecedentes históricos, na fase pré-capitalista, até a intensificação do processo de mudança ocorrido a partir dos anos de 1950 no período do Pós-Guerra. As mudanças ocorridas na sociedade têm conduzido a sensíveis alterações na evolução do pensamento administrativo e, portanto, na gestão organizacional. Neste contexto, a forma como as empresas compreendem sua inserção na sociedade e sua capacidade de adaptar-se a novos cenários determinam a sobrevivência organizacional em um mundo global mutável e descontínuo.

Biografía del autor/a

Ana Paula Vasconcelos de Mattos, Universidade Estácio de Sá

Administradora, Especialista em Gestão Financeira e de Negócios.

Carlos André Corrêa de Mattos, UFPA

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau)

Publicado

2018-02-23

Número

Sección

Artigos